Geraldo Prefeito - G40

Compaz Governador Eduardo Campos muda a cara da zona Norte do Recife

Equipamento é uma fábrica de cidadania que transforma a vida da população onde está inserido. Esportes, educação e artes são os destaques do local.

O principal equipamento de cidadania e segurança do Recife completou cinco meses de funcionamento na última sexta-feira (12), mostrando a importância de se investir nestas áreas no âmbito municipal. O Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, zona Norte da capital pernambucana, mudou a cara da região, elevando a autoestima dos moradores e levando diversas atividades para um dos locais mais vulneráveis da cidade. O prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio, deu início a essa transformação no olhar para a prevenção da violência assim que assumiu o cargo, em 2013.

O Compaz é referência no País inteiro, recebendo visitas de pessoas ligadas à cidadania e segurança de vários locais do Brasil e até de fora. Várias cidades já demonstraram o interesse em levar a proposta do equipamento que promove a cultura de paz. O espaço oferece serviços de orientação jurídica, formação, esportes e arte, com capacidade para atender 220 mil pessoas de diversos bairros da Zona Norte do Recife. Atualmente, o local recebe cerca de 3 mil pessoas diariamente para várias atividades, com funcionamento de terça à sexta das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

Mas o que mais surpreende no Compaz são os números do equipamento. São 5 mil pessoas cadastradas, utilizando serviços como o Procon, Mediação de Conflitos, Sala do Empreendedor, Oficinas Cidadãs, além de 25 atividades esportivas, como natação, hidroginástica, ginástica, futebol, futsal, percussão, teatro, aula de idiomas, jiu jitsu, judô, taekwondo, entre outras. Outro destaque cabe à Biblioteca Afrânio Godoy, maior unidade municipal, e que recebe cerca de 300 pessoas diariamente. São 11 secretarias atuando dentro do Compaz, beneficiando moradores de 10 bairros da zona Norte.

A área da segurança recebeu grande destaque durante a gestão do prefeito Geraldo Julio. Foram instaladas em toda a cidade 100 câmeras de segurança, além da nomeação de 321 novos agentes da Guarda Municipal. Por meio da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, criada por Geraldo, formou pelo Projeto Formação Comunitária (Foco) 2 mil agentes multiplicadores de prevenção. Já o projeto Trampolim formou 160 jovens egressos da Funase, encaminhando-os para o mercado de trabalho.

COMPAZ CORDEIRO – O segundo Compaz do Recife, batizado de Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, está quase pronto. A obra está sendo finalizada e estará pronta para receber o mobiliário e os funcionários em breve. O equipamento beneficiará moradores do Cordeiro, Torrões, Prado, San Martin e Bongi, somando aproximadamente 150 mil pessoas. Será oferecida a maioria dos serviços que o Compaz do Alto Santa Terezinha já possui, como a biblioteca, artes marciais, hidroginástica, natação, orientação jurídica, cursos de idiomas, artes, entre outras atividades.

COMPAZ