Geraldo Prefeito - G40

Saúde da mulher é prioridade no Recife com o Hospital da Mulher

HMR é a maior unidade já construída pela Prefeitura e chegou para desafogar a fila de espera para todos os procedimentos oferecidos.

Desde que foi inaugurado, em 10 de maio deste ano, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha mostrou a importância desta unidade para as recifenses. O equipamento de saúde é o maior já construído pela Prefeitura do Recife em toda história e, em apenas três meses, ultrapassou a marca de 35 mil procedimentos. Antes mesmo de assumir o cargo de prefeito, ainda em 2012, o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio anunciou o Hospital, encontrou o terreno – no Curado – e acompanhou de perto cada passo para que o sonho se tornasse realidade.

Em 90 dias, o Hospital realizou mais de 35 mil procedimentos, entre eles 5,4 mil consultas e mais de 26 mil exames laboratoriais. Dotado de um dos mais modernos serviços de imagem, o HMR também contabiliza mais de 800 exames de alta complexidade (tomografia, ressonância magnética e densitometria) e 9.218 ultrassonografias. A unidade reduziu a lista de espera para esses procedimentos, principalmente as ultrassonografias, principal exame no acompanhamento da gravidez.

Outros números que impressionam estão na área da maternidade, onde já ocorreram mais de 400 partos, sendo 331 normais e 229 cesáreas nestes três meses. A unidade possui um Centro de Parto Normal, que prioriza o parto humanizado, com a presença de dois acompanhantes para cada mãe, equipamentos especiais e uma estrutura que contempla três suítes, para que a gestante fique bem acomodada. Nos últimos dias, a unidade registrou alguns feitos inéditos, como o nascimento de Enzo Gabriel, o primeiro bebê nascido na água e de Artur e Gabriel, os primeiros gêmeos da maternidade.

O Hospital da Mulher do Recife também já realizou três mutirões, o que resultou em cerca de 700 pequenas cirurgias realizadas. Os procedimentos foram para a retirada de sinais, lipomas – pequenos tumores benignos – e cistos. Essas intervenções resolveram problemas que poderiam se agravar no futuro. Instalado em uma área de 30 mil m² e com uma área total construída de 13.348,98 m², o equipamento fica localizado na BR-101, no bairro do Curado.

RESUMO – O ambulatório do HMR funciona com as especialidades de Obstetrícia; Ginecologia (Geral, Uroginecologia, Climatério, Infanto-Puberal e Colposcopia); Neonatologia; Cardiologia; Mastologia; Endocrinologia; Psiquiatria; Reumatologia; Dermatologia e Sexologia. A unidade oferece ainda os seguintes serviços: Farmácia; Ouvidoria; Salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos; Banco de Leite Humano; Serviço de Assistência ao Climatério; Ginecologia Infanto-Puberal; Serviço de Planejamento Reprodutivo; e serviço de cartório. Destaque para o Ambulatório para a população LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais-transgenitalizadas) e Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência. O Hospital da Mulher do Recife está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.

Hospital da Mulher do Recife